Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de maio de 2010

A ARTE DA FOTOGRAFIA


Como primeiro post, resolvi falar de uma das coisas que mais me interessam. A fotografia.
A fotografia à minha ótica é uma arte que nos engana, porque muitos acham hoje em dia que com uma câmera digital na mão são profissionais, e não é bem verdade, pois é preciso inspiração e auto poder de percepção para compor uma fotografia e poder captar tudo que uma imagem quer passar. Para mim a fotografia é como uma poesia concreta onde cada um pode “ler” de acordo com sua sensibilidade e estado de espírito. A seguir um fragmento do artigo: A LINGUAGEM DA FOTOGRAFIA no site http://www.fotografiacontemporanea.com.br/ , que define melhor tão bela arte
“A linguagem da fotografia é a linguagem do ver”. Do visto. O que, afinal, um fotógrafo expressa é o seu modo de ver o mundo. E podemos ver com mais ou menos inteligência, com mais ou menos sensibilidade, com mais ou menos originalidade, mais ou menos espontaneidade.
Ver é um ato intencional e criativo, exige vontade e motivação interior. Geralmente os fotógrafos são pessoas que se deleitam com o ver. Ver com profundidade significa compreender.
A fotografia nasce da capacidade de maravilharmo-nos, de encontrar sentido, de deixarmo-nos tocar por aquilo que vemos.
Fotografia é a linguagem do inesperado, boas fotografias não acontecem toda hora. A fotografia é um encontro. Eis o seu sabor. Um encontro entre o fotógrafo e o momento. Uma cena e o seu reconhecimento. A fotografia trabalha com o acaso e se vale da intuição. Assim se realiza o encontro.
Tudo o que queremos ao tirar fotografias é compartilhar nossa visão do mundo e nossa sensibilidade à vida como os outros. É como dizer: olha só aquilo! E aí está todo o significado. Não há mais nada a explicar. Nada a acrescentar. O resto é por conta de quem observa a fotografia.”
Foto: Ivan tavares

Um comentário: