Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de maio de 2010

PRECONCEITO LINGUÍSTICO


Fui a livraria na quinta passada (29/04), e vi um livro que me despertou interesse, um livro intitulado “PRECONCEITO LINGUÍSTICO, O que é, como se faz de Marcos Bagno, pelas Edições Loyola. Eu me interesso geralmente por livros literários ou técnicos, ligados a poesia ou a informática, mas esse me chamou a atenção, até porque dentro da nossa própria sala de aula fazemos anotações quando surge uma palavra que poucos conhecem, uma vez que relacionado pessoas de vários estados no nosso país não é difícil ocorrer quando pro exemplo uma baiana diz algo, ou mesmo o goiano dizendo “arvrinha”, são risadas e mais risadas.
Pois bem, fiz a aquisição do livro, cerca de 13 reais, não me recordo, mas sei que de início gostei do que o autor propõe e nos enseja a pensar de forma crítica e esclarecedora, mostrando mitos que nos é imposto pela própria escola durante os anos de estudo.

No trecho “O preconceito linguístico está ligado, em boa medida, à confusão que foi criada, no curso de história, entre língua e gramática normativa. Nossa tarefa mais urgente é desfazer essa confusão.” Trabalho árduo esse não?
Marcos Bagno refere-se ainda a mitos como: “ Brasileiro não sabe português”, “Português é muito difícil”, ora, como ele próprio diz : “Todo falante nativo de uma língua sabe essa língua. Saber uma língua, no sentido científico do verbo saber, significa conhecer intuitivamente e empregar com naturalidade as regras básicas de funcionamento dela.”
Achei interessante e acho que deve ser percebido por mais pessoas.

Um comentário:

  1. Eu já li esse livro, ele tem uma abordagem bem crítica e interessante. Muito bom!

    ResponderExcluir